CADInterativo

 

Objetivo

Promover a utilização adequada das ferramentas tecnológicas e sensibilizar Crianças, Jovens, Pais e Professores para as potencialidades e perigos do uso das novas tecnologias.

Porquê intervir

Aqueles que nasceram na era digital conhecem um mundo onde estar ligado à tecnologia é um modo de vida. Ao contrário do que acontecia no passado, os jovens não precisam de sair de casa para comunicar entre si. Em alguns casos, contudo, este processo pode constituir-se como um obstáculo à socialização. O que constitui uma nova liberdade para muitos jovens, representa todo um novo conjunto de receios e desafios para os educadores. As novas tecnologias da comunicação vieram, assim, levantar questões e, eventualmente, gerar novos problemas. São exemplos destes as adições “sem substâncias”, a invasão ou perda de privacidade, o “cyberbullying”.

A facilidade de acesso e a privacidade na utilização são fatores facilitadores do uso por todos e de todas as idades. A falta de formação de pais e educadores é, contudo, fortemente limitadora da sua capacidade de intervenção. Verdade é que, para nos protegermos da “web” há que, inevitavelmente, saber usar a “web” de forma prevenida.

Como intervimos

  • Sensibilizando Pais e Professores para o que será uma potencial utilização desequilibrada e patológica da Internet e das Novas Tecnologias e formando Pais, Professores e Profissionais acerca das boas práticas de utilização da Internet e das Novas Tecnologias, do impacto que uma utilização desajustada pode causar no desenvolvimento de crianças, jovens e famílias.
  • Intervindo junto de crianças e jovens sinalizados pela utilização excessiva e/ou desadequada que fazem da Internet e das Novas Tecnologias;
  • Investigando a temática no contexto Português procurando melhor compreender o fenómeno da utilização da Internet e das Novas Tecnologias, o seu impacto e as estratégias de regulação e de resolução de utilizações desajustadas.

Resultados

I Seminário Residencial

Este Seminário Residencial, para formação em regime intensivo de um primeiro grupo de profissionais ligados à saúde e educação, teve lugar nos dias 9 e 10 de janeiro de 2013 na Casa de Saúde de Carnaxide.
O programa, desenhado em colaboração da Associação “Prevenir Riscos”, centrou-se sobre o impacto das Novas Tecnologias na saúde mental, formas de prevenção, principais características e métodos de intervenção.

I Simposium Internacional

O I Simposium Internacional “Web Prevention & Prevention Web”, organizado pelo CADIn no âmbito do projeto CADInterativo, teve lugar no dia 11 de janeiro de 2013 e apresentou-se como um grande fórum de partilha de conhecimentos, divulgação e sensibilização para todas as questões relacionadas com o mau uso e abuso das novas tecnologias da informação. De igual modo este simpósio realçou a forma como devem ser usadas as enormes potencialidades dessas mesmas tecnologias.

Rede Nacional de Formadores

Atendendo a que um objetivo importante do projeto CADInterativo é o de se constituir como uma fonte de informação e formação sólida e credível de forma a que os Pais e Professores adquiram competências de prevenção e sinalização de comportamentos online desequilibrados, ir ao seu encontro é de extrema importância. Por forma a que estas ações de sensibilização e formação não ficassem circunscritas à região geográfica do CADIn (Cascais/Lisboa), revelou-se pertinente a criação de uma Rede de profissionais que, estando alerta e interessados na temática, pudessem receber a devida formação para que possam, então, ser veículos de educação e promotores de debates e reflexão nas suas áreas geográficas.

Livro “Navegar com Segurança”

Este livro aborda os riscos da Internet e algumas particularidades das atividades online. Um conjunto de autores especializados explora os perigos da relação das crianças e dos jovens com a Internet e os desafios enfrentados pelas famílias para os educar para uma utilização prevenida e saudável das novas tecnologias. Coordenação: Carlos Nunes Filipe, Rosário Carmona e Costa, 165 págs.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS