Conversas | CASCAIS

Ciclo de conversas com pais que irá acontecer todos os meses no CADIn. São espaços de partilha entre pais para a troca de experiências e partilha de estratégias de promoção de diversas competências.

 

Presta atenção a tudo mas não se concentra em nada 

27 outubro 18h30 – 19h30 | Ricardo Lopes e Carolina Viana

“Nem sei dizer se é mesmo desatento... É que é capaz de “apanhar” dez coisas que se passam ao mesmo tempo, parece um radar, mas não consegue se focar numa só...”

A verdade é que há muitas formas de atenção e, consequentemente, muitas formas de ser desatento! Que situações, tarefas e contextos exigem (mais) um tipo de atenção e não (tanto) outra? Como encontrar estratégias para nos concentrarmos no que interessa e não no acessório?

Pretendemos criar um ambiente de saudável discussão e partilha de experiências entre pais e técnicos para a promoção da concentração na matéria que interessa e não apenas na que lhes interessa.

 

 

Quem conta um conto? Como alimentar o gosto pelos livros em casa.

18 novembro 10h30 – 11h30 | Sílvia Lapa

Como criar em casa um ambiente propício ao desenvolvimento da literacia e do gosto pela leitura? Num mundo preenchido por estímulos e respostas imediatas da tecnologia, já não é tão intuitivo o recurso a livros como fonte de entretenimento e informação. Como promover o acesso das crianças à leitura desde cedo? Que estratégias utilizar em cada idade para criar o "bichinho" pelos livros? Como tirar partido dos livros para desenvolver a linguagem, a imaginação e o pensamento?

Estas e outras questões estarão presentes numa partilha informal com dicas úteis para pais. A não perder.

Com a participação especial de David Granada, ator da Teatroesfera, que irá dinamizar uma hora de conto com os mais pequenos. 

 

Birras que nos tiram do sério

15 dezembro 18h30-19h30 | Joana Horta , Ricardo Lopes e Carolina Viana

“Tem 6 anos e ainda se atira para o chão a fazer birras, é normal?” “Já tentei tudo, ele acaba sempre por conseguir o que quer pela exaustão”

Qual é a idade típica das birras? Porque surgem? Como devo reagir? O que é que as birras dizem de mim enquanto pai? Neste encontro vamos falar sobre diferentes estratégias para resolver os momentos que nos tiram do sério, num espaço de partilha de experiências e estratégias para o contexto familiar.

 

Destinatários

Pais e filhos

Não tem onde deixar o seu filho? Traga-o consigo. Teremos, em todos os encontros, atividades planeadas para eles!

Inscrições

Número limitado de lugares. Para garantir a sua vaga envie email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Preço

gratuito, mediante inscrição prévia e limitado ao número de lugares disponíveis.

Local

Auditório do CADIn - Cascais