Newsletter CADIn | Fevereiro 2018

Leia aqui as mais recentes notícias, projetos e testemunhos do universo CADIn.

cabecario newsletter 39


Mensagem do Presidente

Quando, em 14 de Dezembro, assumi o cargo de Presidente do Conselho de Administração do CADIn, fi-lo com entusiasmo no desafio que me foi proposto.

 

pedro ribeiro cunha

 

Para além da gestão corrente das atividades, foi-me pedido que avançasse no sentido de repensar, “out of the box”, o CADIn de modo a melhor garantir a sua sustentabilidade por muitos anos. E mencionei a palavra “avançasse” porque o meu antecessor e amigo Duarte Vasconcelos já tinha começado a dinamizar a equipa do CADIn para o ajudar neste propósito.

Ao final de pouco mais de dois meses, começo a conhecer parte daquilo que o CADIn faz e o meu entusiasmo em conseguir satisfazer o pedido feito aumentou exponencialmente.

Tenho a sorte de estar a trabalhar com profissionais competentes, de mente aberta e dedicação inexcedível à causa do CADIn, que se resume na frase “ Fazer bem o bem”. Todos os que aqui trabalham têm a noção clara que o CADIn é muito mais do que uma qualquer empresa: é uma empresa com “alma”.

O recente alargar da Comissão de Gestão (CG) até aqui constituída por mim, na qualidade de Presidente do Conselho de Administração, e pelos Diretores Clínico, Científico e Administrativo-financeiro surgiu da necessidade que sentimos (nas nossas reuniões bimensais) de juntar a nós mais gente que levasse o CADIn a procurar mais alternativas para a sua intervenção, nunca perdendo de vista os seus Valores e Missão.

Nesta Newsletter, dou a conhecer que agora foi constituída uma Comissão de Gestão Alargada (CGA) , que irá discutir e propor ao Conselho de Administração e uma vez aprovada implementar mais e novas áreas de intervenção.

Com entusiasmo agradeço a todas a colaboração que me têm dado e desejo a todas as que passaram a integrar a CGA os melhores sucessos nesta nova fase da vida do CADIn

Pedro Ribeiro da Cunha
Presidente do Conselho de Administração do CADIn

 


O CADIn continua a crescer

Nas instituições, como nas pessoas, há o crescimento que está à vista e há o crescimento interior, uma espécie de amadurecimento. O CADIn tem crescido em tamanho – já temos 3 centros – e, agora, foi dado um importante passo para o crescimento interior. Sete membros da equipa aceitaram o desafio de liderar este processo de amadurecimento. Ana Rita Gonzalez, Andreia Craveiro, Carolina Viana, Júlia Vinhas, Leonor Ribeiro, Rita Soares e Sandra Pinho irão acumular a atividade clínica com iniciativas transversais para levar mais longe a missão do CADIn.crescer cadin

Para além de participarem nas reuniões da Comissão de Gestão Alargada (CGA), serão responsáveis por pensar e dinamizar programas já em curso e projetos inovadores.

As ideias estão em cima da mesa, as responsabilidades estão definidas, bem como a organização da equipa. Se sozinhos chegamos mais depressa, juntos chegamos mais longe, por isso estes seis são apenas a ignição que vai contagiar os restantes membros da equipa para, juntos, continuarmos a construir o nosso CADIn.

Bom trabalho!

 


Bullying: Um dia na escola

jogo bullying 1

Já chegou o novo jogo de tabuleiro, concebido por técnicos do CADIn, com o objetivo de servir de instrumento pedagógico na abordagem ao bullying.
A escola, representada no tabuleiro, é o palco da ação do jogo, ao longo do qual os jogadores têm de descobrir quem foi o agressor da Maria Inês, a vítima, bem como o tipo de bullying praticado, o local onde ocorreu e quem foi a testemunha. Para poderem ter acesso à informação que permite descobrir o que se passou, têm que ir respondendo a questões centradas em cinco áreas de competências: «Assertividade», «controlo de impulsos», «promoção da empatia», «identificação do bullying» e «resolução de problemas».

Saiba mais aqui.


Bolsa Social

A Bolsa Social é o principal projeto de intervenção social do CADIn. Em 2017, 128 pessoas foram apoiadas pela Bolsa Social. bolsa social

Foram incluídas no projeto 46 crianças e jovens em risco, ao abrigo de protocolos com as respetivas instituições de acolhimento. O acompanhamento terapêutico é, para estas crianças e jovens institucionalizados, essencial para ajudar a superar traumas, criar um projeto de vida para lá da institucionalização e ganhar competências importantes para o futuro. Durante o ano de 2017 as instituições beneficiárias foram:
• Aldeias SOS - Alcabideche
• Associação Mimar
• Associação Novo Futuro
• Casa de Santana
• Centro de Promoção Juvenil – Casa da Estrela
• Centro Jovem Tabor
• Centro Jovem Tejo
• Centro Social de Palmela - Centro de Acolhimento Temporário "Porta Aberta"
• Centro Social Paroquial do Barreiro – Casa dos Rapazes
• Centro Social de S. Pedro do Afonsoeiro - Centro de Acolhimento Temporário "Sol do Meninos"
• Crescer Ser – Casa da Encosta e Casa do Parque
• Fundação O Século - Casa do Mar e Casa das Conchas
• Questão de Equilíbrio - Lar de Infância e Juventude 1 de junho
• Santa Casa da Misericórdia de Cascais - Centro de Acolhimento Temporário de Tercena

Para cada utente do CADIn, com ou sem Bolsa Social, são desenvolvidos e implementados planos de intervenção individualizados e integrados que respondam às necessidades identificadas, tanto a nível clínico como de funcionalidade e inclusão social. Em 2017, foram prestados 2.209 serviços com o apoio da Bolsa Social.

A Bolsa Social é sustentada exclusivamente por mecenas e iniciativas de angariação de fundos, pelo que aproveitamos para agradecer o apoio de, entre outros: Associação D. Pedro V, Atrium, BNP Paribás, Fundação Calouste Gulbenkian, Logoplaste, Luz, Saúde, Norfin, Páteo do Petisco, Santini.


Nova Colaboradora do CADIn ana gabriela silva

A equipa do CADIn cresceu com mais uma colaboradora. Trata-se de Ana Gabriela Silva, psicóloga clínica com experiência no tratamento e prevenção em dependências e comportamentos de risco e em intervenção familiar.
Irá trabalhar na unidade CADIn de Setúbal.
Damos-lhe as boas vindas!


Campanha Solidária Páteo de Petisco “Pica-Pau CADIn”

pica pauO CADIn e o restaurante “Páteo do Petisco” em Cascais são parceiros desde 2014. Por cada dose do delicioso Pica-Pau, uma parte reverte para a  Bolsa Social do CADIn.
Agradecemos aos sócios, colaboradores e clientes do Páteo do Petisco.

http://www.cadin.net/apoie-o-cadin

 


Orientação Escolar e Profissional orientacao escolar profissional

A escolha de uma carreira profissional é uma etapa muito importante e que pode ser determinante do percurso de vida. Por isso, deve ser uma escolha informada, consciente e fundamentada. Se por um lado é essencial identificar os próprios interesses, capacidades e aptidões, por outro a escolha não pode ser realizada sem conhecer as oportunidades formativas e profissionais existentes. Só desta forma se consegue garantir uma plena integração e satisfação no mundo laboral.
Saiba mais em: http://www.cadin.net/38-programas-intervencao/162-orientacao-escolar-e-profissional


Aconteceu

Mês da Internet Mais SeguraFev mes internet segura 2018 1
O mês de Fevereiro foi a celebração do mês da Internet Mais Segura. Todas as semanas publicámos na nossa página de facebook posts, com as questões que mais preocupam os educadores relativamente à relação das novas gerações com os ecrãs: “Conheço os jogos virtuais que o meu filho joga?”; “Sei dizer todas as redes sociais em que o meu filho tem conta?”; “Quais são as suas três regras de ouro para utilização das novas tecnologias em casa?”.
A ideia foi qualquer pessoa participar e poder colocar as suas dúvidas e encontrar estratégias concretas.

 

Ações de sensibilização
s vicente 2No passado dia 20 de janeiro, Carolina Viana e Joana Horta foram às escolas de S. Vicente falar sobre birras e a gestão de comportamentos em casa para cerca de 50 pais e educadores. O pedido de formação veio da escola com o intuito de criar uma ligação mais próxima com o CADIn e potenciar futuras colaborações.

 

 


CADIn nos Media

24 de janeiro | Sábado | Carolina Viana
A vida da família Turpin que acorrentou os 13 filhos

25 de janeiro | SIC | Pedro Cabral
À Conversa Sem Tabus – Autismo

26 de janeiro | Notícias Magazine | Sílvia Lapa
Filhos: como evitar birras ou cenas quando vai sair com eles

28 de janeiro | Público | Luís Ferraz
Viver com o Tempo

20 de fevereiro | Sábado | Paula Vilariça
Qual é o limite da exposição das crianças?

25 de fevereiro | Público | Carolina Champalimaud
A pressão de fazer “a escolha certa”


Agenda formação

23 de março | Palestra | Casa da Baía - Setúbal
Autismo: Regulação, Interação e Comunicação - Um caminho para o Desenvolvimento...

24 de março | Workshop | CADIn Cascais
A inteligência que interessa - A importância da Inteligência Emocional no desenvolvimento