Newsletter CADIn | março 2018

Leia aqui as mais recentes notícias, projetos e testemunhos do universo CADIn.

cabecario newsletter40 mailchimp


Eu Tenho + Potencial
eu tenho potencial

Desde 2005, o CADIn tem apostado na promoção da empregabilidade de pessoas com deficiências e incapacidades de base neurológica. Este ano, foi desenvolvido um projeto de continuidade com o realizado em 2017 e conforme as conclusões do seminário de encerramento do mesmo.

Os jovens envolvidos no projeto anterior serão integrados em estágios com mínimo de 3 meses em empresas. O estágio tem por objetivo aumentar as suas competências, pelo que haverá acompanhamento pelo CADIn aos tutores responsáveis pelo mesmo. Adicionalmente os jovens participarão em sessões de coaching para ajudar a desenvolver as suas competências transversais para o trabalho.

O trabalho de sensibilização das empresas para a inclusão profissional começa a dar frutos. Entidades como o Bankinter, o BNP Paribás, o El Corte Inglès, a Everis, a Logoplaste e a Prossegur já aderiram ao projeto.

O financiamento das atividades foi proposto em candidatura ao programa de financiamento de projetos do INR, IP.


IRS Solidário irs 2017 cadin

Quando preencher o seu IRS não se esqueça que pode contribuir para a Bolsa Social do CADIn sem qualquer custo, consignando 0,5% da liquidação do mesmo.
Para isso, basta colocar o nosso número de contribuinte 506 285 871 no quadro 11 do modelo 3.

Agradecemos a todos os que acreditam na nossa causa e que escolheram o CADIn!

 


Março – mês da Terapia da Faladia europeu terapia fala

O Dia Europeu da Terapia da Fala – 6 de março - foi criado em 2004 com o objetivo de chamar a atenção para a profissão, em toda a Europa, sensibilizando os cidadãos para as perturbações da comunicação e da disfagia (doença caracterizada pela dificuldade de engolir), os seus efeitos sobre a saúde humana e a forma de ajudar os utentes.
Neste dia, Ana Rita Gonzalez esteve presente numa ação de partilha de conhecimentos, a convite do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.
A tarde teve como tema central "A interferência da pragmática na comunicação das crianças" e a nossa terapeuta da Fala, Ana Rita Gonzalez falou sobre "As alterações da pragmática nas Perturbações do Espectro do Autismo".

Ao longo do mês de março publicámos diversos posts, na nossa página de facebook, sobre este tema:
• Dicas para pais
• Quais os problemas de linguagem na infância?
• Sinais de alerta
• O que faz o terapeuta da fala?


Aconteceu

Curso CADIr
Decorreu nos dias 2 e 3 de março a 2ª edição do Curso sobre Perturbações da Relação e Comunicação e o Modelo DIR Floortime. Contámos mais uma vez com a presença do Dr. Pedro Caldeira da Silva, Pedopsiquiatra e Diretor da Unidade da Primeira Infância do Hospital D. Estefânia e toda a equipa do programa CADIR da Unidade de Cascais, Alexandre Sargaço e Ana Rita Gonzalez (Terapeutas da Fala), João Pedro Cadima (Terapeuta Ocupacional), Magda Alves (Psicóloga) e Susana Lúcio (Técnica de Ensino Especial e Reabilitação).
Com a sala cheia, foram dois dias de intensa partilha de conhecimento entre técnicos de várias áreas e alguns pais, de várias zonas do país.
O feedback dos formandos foi, mais uma vez, bastante positivo no que refere tanto à qualidade como a pertinência dos conteúdos. Ficou a vontade manifestada de vários formandos em levar a equipa CADIR a repetir o curso nas suas áreas de residência/trabalho.

curso cadir marco 2018 a 

Palestra em Setúbal
O CADIn realizou, no passado dia 23 de março, a palestra Autismo: Regulação, Interação e Comunicação - Um caminho para o Desenvolvimento... destinada a pais e profissionais. A palestra procurou ajudar os participantes a compreender esta perturbação global do desenvolvimento e a reconhecer os sinais de alerta.
Com este evento, o CADIn marcou o lançamento do programa de intervenção precoce CADIR na Unidade de Setúbal, uma nova valência para crianças com idade inferior aos 4 anos que apresentem sinais de Perturbação da Relação e Comunicação ou Perturbação do Espetro do Autismo.
A equipa CADIR de Setúbal – Cláudia Eira, Filipa Mendão e Sandra Nobre – dinamizou a sessão que contou com mais de 30 participantes.

palestra cadir setubal

 

Ação de sensibilização
No dia 24 de março, Carolina Viana e Sandra Pinho dinamizaram uma formação para cerca de 30 professores no St. Dominic’s International School, sobre Neurodevelopmental Disorders - Strategies for the Classroom, inserido no dia de formação interna da escola.

carolina sandra


CADIn nos Media

15 de março | TSF | Júlia Vinhas
Tecnologia e tempos livres

1 de abril | Público | Alexandre Sargaço e Pedro Cabral
Perturbações específicas da linguagem


Agenda formação

18 de abril | À Conversa com ... Pais | CADIn - Cascais
Perturbações do Espetro do Autismo: estimular a autonomia na transição para a vida adulta

9 a 13 de julho | Curso Intensivo | INR Lisboa
Perturbações do Neurodesenvolvimento

16 a 20 de julho | Curso Intensivo | INR Lisboa
Avaliação e Diagnóstico das Perturbações do Neurodesenvolvimento