Newsletter CADIn | abril 2018

Leia aqui as mais recentes notícias, projetos e testemunhos do universo CADIn.

cabecario newsletter 41


Atividade Científica no CADIn
livro autismo

A atividade científica é um dos pilares do CADIn desde a sua criação. Contando com uma equipa clínica com alguns elementos em processo de doutoramento ou a participar em projetos de investigação e através de parcerias com universidades e centros de investigação, em 2017 foram dados alguns passos importantes nesta área.

Destacam-se a concretização da primeira fase do estudo CogSea – “Cognição Social em Doentes com Esquizofrenia e Perturbações do Espectro do Autismo: Défices Partilhados, Mecanismos Distintos”, em parceria com o laboratório LAPSO do ISCTE com o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da NOVA Medical School. O sucesso da recolha de dados e a divulgação nacional e internacional dos primeiros resultados deste estudo valeu-lhe ser contemplado com a Bolsa de Investigação Clínica da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, e ainda com o AlwynLishmanPrize da BritishNeuropsychiatryAssociation.

Este projeto tem servido de alicerce à consolidação das relações de colaboração científica com o LAPSO, que se tem ramificado noutros projetos secundários, com destaque para o projeto “Repetitive Transcranial Magnetic Stimulation for treatment of Autism Spectrum Disorders: a systematic review and metanalysis”, com participação também da Unidade de Neuropsiquiatria da Fundação Champalimaud e que resultou na submissão de um artigo para publicação numa prestigiada revista cientifica internacional (presentemente em processo de peer-review).

O ano de 2017 viu também ser recuperado o projeto “Criatividade – uma odisseia frontal” (Investigador Principal: Dr. Pedro Cabral), uma importante iniciativa de investigação inteiramente concebida e concretizada no CADIn com suporte financeiro do laboratório farmacêutico “Azevedos”. A fase de recolha de dados deste projeto encontra-se já concluída, tendo-se iniciado o processo de tratamento e limpeza de dados, assim como os primeiros passos da análise estatística.

Em termos de publicações o ano de 2017 foi bastante produtivo, com a publicação de 4 artigos em revistas internacionais com “peer-review” independente, e a conclusão e publicação do livro “Autism Spectrum Disorders in Adults” (Bernardo Barahona-Corrêa &Rutger-Jan van der Gaag, Eds.), pela prestigiada editora internacional Springer International Publishing. A publicação deste livro foi o coroar de uma iniciativa da Direção Científica e de um esforço de dois anos de trabalho colaborativo internacional e inter-institucional. Os autores dos vários capítulos são todos nomes de reputação internacional na área do autismo do adulto, tendo vários deles estado presente no III Congresso Internacional CADIn em 2016. Trata-se do primeiro livro publicado numa grande editora internacional dedicado especificamente ao autismo do adulto, e que como tal não poderia deixar de ter grande visibilidade. A versão eletrónica vendeu 5134 exemplares até ao mês de Março de 2018, segundo informação da editora.

Para conhecer a lista completa das publicações científicas com colaboração do CADIn em 2017, clique aqui


IRS Solidário irs 2017 cadin

Testemunho de uma mãe
... «Devo dizer que foi uma espécie de alívio quando eu e o meu filho ficámos a saber o que se passava. A partir do momento em que ele começou a ser acompanhado no CADIn, as melhoras notaram-se a "léguas" a todos os níveis.
Ele que era uma criança que possuía uma baixa auto-estima, neste momento é um adolescente confiante em si próprio, o que o tornou numa pessoa sociável e menos retraída. O seu rendimento escolar melhorou consideravelmente. A nossa própria relação familiar melhorou bastante.
Antes de termos o acompanhamento do CADIn, eu era uma mãe desesperada que já não sabia o que podia mais fazer. As brigas entre nós eram constantes. Ele considerava-se burro e eu não conseguia ajuda-lo pois eu própria já estava frustrada pois via o meu esforço e empenho ser todo em vão.
Aquando da 1ª consulta, foi-me explicado as estratégias para lidar com o problema e estas ao longo do tempo têm mostrado resultados positivos.
Por outro lado, tenho muito a agradecer ao CADIn e à sua Bolsa Social, pois sem esta, eu não teria capacidade financeira para que o meu filho fosse acompanhado. Ainda agora, estou desempregada e sozinha com os meus três filhos e se não fosse através desta Bolsa, ele teria que deixar de ir às consultas e deixar de ser acompanhado. Seria um voltar à estaca zero. Por isto tudo, eu e ele só temos que agradecer ao CADIN.»

Quando preencher o seu IRS não se esqueça que pode contribuir para a Bolsa Social do CADIn sem qualquer custo, consignando 0,5% da liquidação do mesmo.
Para isso, basta colocar o nosso número de contribuinte 506 285 871 no quadro 11 do modelo 3.

Em nome das famílias da Bolsa Social do CADIn um grande OBRIGADO! 


Abril – mês do Autismoabril mes autismo

A 2 de abril, o mundo inteiro comemorou o Dia Mundial de Consciencialização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas para sensibilizar sobre esta perturbação do neurodesenvolvimento.
No CADIn celebrámos durante todo o mês publicando vários posts, na nossa página de facebook, sobre este tema:

• Dicas para pais
• Dicas para professores
• Entrevistas
• Programas de intervenção para a promoção de competências sociais para jovens e para adultos

Pode consultar esta informação e muito mais em: http://www.cadin.net/saber-mais-perturbacao-do-espetro-do-a... 


Aconteceu

Assembleia Geral
Realizou-se no dia 5 de abril a Assembleia Geral do CADIn para, entre outros, apresentação do relatório e contas referente ao ano 2017 sua apreciação e aprovação.

Ação de formação
Decorreu no passado dia 19 de Abril a sessão de sensibilização acerca de “Estratégias de estimulação da leitura em alunos com necessidades educativas especiais (NEE) de carácter permanente”.
Esta ação decorreu no âmbito das parcerias e dinâmicas desenvolvidas dentro da rede Social de Lisboa e teve como objetivo dotar técnicos de primeira linha para a intervenção junto de alunos com NEE de carácter permanente e em situação de vulnerabilidade social que não adquirem a leitura no processo de ensino formal.

Rita Soares partilhou com estes técnicos (psicólogos, técnicos de reabilitação psicomotora, assistentes sociais e outros) estratégias de aquisição da leitura, através de uma ação que decompõe os processos cognitivos da sua aquisição, de forma a estimular as competências subjacentes e assim ajudar as crianças e jovens no seu processo de alfabetização e, desta forma, contribuir para o seu sucesso educativo e impedir o abandono escolar.
Trata-se de crianças e jovens que frequentam a Associação “Passa Sabi” ou os centros “Rotas do Bairro” e ADIP, centros de estudo e atividades para as crianças e jovens do Bairro do Rêgo, em Lisboa.

 rita soares

 

Apresentação de Poster
Cláudia Chasqueira apresentou, no dia 21 de abril, no XVII Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, em Tomar, um poster intitulado “Comportamentos autolesivos e adolescência: que riscos e vulnerabilidades?”.

sdd31


CADIn nos Media

5 de abril | Observador | Pedro Cabral
Hiperatividade infantil. Estamos a medicar demasiado os miúdos?

18 de abril | O Setubalense | Júlia Vinhas
CADIn promove integração de pessoas com problemas de neurodesenvolvimento

29 de abril | Público | Magda Alves
Mãe, pai! Está escuro... Tenho medo!

abril | Guia de Saúde | Júlia Vinhas
Conversando com...


Agenda formação

9 a 13 de julho | Curso Intensivo | INR Lisboa
Perturbações do Neurodesenvolvimento

16 a 20 de julho | Curso Intensivo | INR Lisboa
Avaliação e Diagnóstico das Perturbações do Neurodesenvolvimento