Perturbações da Linguagem - avaliação

O que vai o Terapeuta da Fala fazer com o meu filho?

 

O Terapeuta da Fala poderá trabalhar em equipa multidisciplinar para avaliar o seu filho. Em idades precoces é fundamental assegurar que todo o desenvolvimento global (para além do desenvolvimento da linguagem) ocorre de forma harmoniosa e de acordo com o esperado para a idade. É frequente que alguns dos sinais de alerta, surjam associados a outras perturbações para além das de linguagem.

O Terapeuta da Fala utilizará provas formais de avaliação, mas também irá brincar para que, de forma informal, consiga observar e avaliar os perfis comunicativos espontâneos do seu filho.
Vai procurar perceber se o seu filho:

  • Sabe o que fazer e como fazer com os brinquedos?
  • Se tem ou não, ou como é, o seu jogo imaginativo?


E, em termos de linguagem mais propiamente dita, na componente compreensiva e expressiva, o Terapeuta da Fala vai avaliar, se o seu filho:

  • Segue instruções?
  • Identifica e nomeia objetos e ações do dia-a-dia?
  • Conhece as cores, números e letras?
  • Segue e respeita rotinas diárias de casa e do jardim-de-infância?
  • Canta ou trauteia canções?
  • Adequa o seu discurso em função das pessoas e/ou locais onde está?
  • Tem capacidade de obter e/ou comunicar o que precisa e/ou quer, em casa, numa brincadeira e no jardim-de-infância? Que estratégias e/ou recursos tem e utiliza para o fazer?


O Terapeuta da Fala vai observar se o discurso do seu filho é inteligível, se é compreensível pelos outros. Vai observar a forma como utiliza os seus lábios, língua e dentes para produzir os sons de fala, pedindo para que repita e imite sons e palavras.


Esta avaliação permitirá perceber se todas as competências comunicativas e linguísticas se estão a desenvolver de acordo com desenvolvimento esperado para a idade cronológica do seu filho. Caso não estejam, esta avaliação será fundamental para definir objetivos e áreas de intervenção, bem como fazer os encaminhamentos necessários para assegurar que o seu filho terá resposta em todas as áreas comprometidas.

Está preocupado? Tem dúvidas em relação à linguagem do seu filho? Acha que alguma coisa não está bem mas não consegue identificar bem o quê? Procure ajuda, não ignore os seus instintos. Uma resposta precoce pode fazer toda a diferença.