Programa CADIR
Intervenção intensiva para crianças com sinais precoces de Perturbação da Relação e Comunicação
O programa de intervenção precoce CADIR dirige-se a crianças que apresentem sinais de Perturbação da Relação e Comunicação ou Perturbação do Espetro do Autismo, com idade inferior a 4 anos e logo que surjam os primeiros sinais.
“O conjunto das perturbações do espetro do autismo tem sido cada vez mais diagnosticado.
A deteção precoce é importante, pode fazer diferença e afectar positivamente a evolução, porque hoje temos meios de intervenção adequados às crianças pequenas, assim que surgem os primeiros sinais de perturbação da relação e da comunicação.”
Pedro Caldeira da Silva - Pedopsiquiatra
Quando uma criança apresenta sinais de que pode ter uma Perturbação da Relação e Comunicação, é realizada uma avaliação por uma equipa multidisciplinar, ao longo de 5 sessões, com vista à caracterização do seu perfil em termos da interação social, comunicação, comportamento, integração sensorial e de desenvolvimento. Mediante os resultados desta avaliação é elaborado um Plano de Intervenção, adequado às caraterísticas e necessidades da criança.
A intervenção é baseada no modelo DIR (Desenvolvimento, Diferenças Individuais e Relação), desenvolvido nos EUA, na década de 90, pelo Pedopsiquiatra Stanley Greenspan e sua equipa, com uma taxa de sucesso bastante significativa.
É um modelo global e intensivo de intervenção que segue a abordagem Floortime e que inclui as especialidades terapêuticas como Psicologia, Terapia da Fala e Integração Sensorial (Terapia Ocupacional). Pressupõe o envolvimento da família, bem como a articulação com os profissionais do Jardim de Infância que a criança frequenta. Ao longo do processo, a família é orientada pela equipa técnica no apoio do desenvolvimento da criança e nas estratégias para lidar com os desafios relacionais.
Para implementar este programa, o CADIn criou duas salas, uma das quais totalmente equipada para intervenção em Integração Sensorial, de forma a proporcionar oportunidades sensoriais promotoras do desenvolvimento global.
O CADIR conta com a supervisão do Médico Pedopsiquiatra Dr. Pedro Caldeira da Silva, especialista no modelo DIR - Floortime, sendo continuamente monitorizado pela equipa responsável e em reuniões periódicas com os pais.
Equipa Técnica - Cascais
Pedro Caldeira da Silva – Pedopsiquiatra (Supervisão)
Pedro Cabral – Neurologista Pediátrico
Rita Lopes da Silva - Neurologista Pediátrica
Ana Rita Gonzalez - Terapeuta da Fala
João Cadima - Terapeuta Ocupacional
Susana Lúcio – Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação
Equipa Técnica - Setúbal
Pedro Caldeira da Silva – Pedopsiquiatra (Supervisão)
Pedro Cabral – Neurologista Pediátrico
Cláudia Eira – Psicóloga Clínica
Carolina Carneiro – Psicomotricista
Filipa Mendão – Terapeuta da Fala
Júlia Vinhas – Psicóloga Clínica
Sandra Nobre – Terapeuta Ocupacional
Para mais informações, contacte:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
214 858 240