• 1
  • 2

Orientação Escolar e Profissional

Para uma escolha informada, consciente e fundamentada

 

A escolha de uma carreira profissional é uma etapa muito importante e que pode ser determinante do percurso de vida. Por isso, deve ser uma escolha informada, consciente e fundamentada. Se por um lado é essencial identificar os próprios interesses, capacidades e aptidões, por outro a escolha não pode ser realizada sem conhecer as oportunidades formativas e profissionais existentes. Só desta forma se consegue garantir uma plena integração e satisfação no mundo laboral.

A orientação escolar e profissional do CADIn mais do que uma avaliação, é um processo que procura conhecer de forma sistematizada:

  • o perfil intelectual do jovem, isto é, perceber em que áreas tem maior ou menor aptidão, de modo a saber como retirar maior benefício das suas capacidades no futuro;
  • os seus interesses por atividades e profissões;
  • a sua personalidade e valores, com vista a compreender a sua adaptabilidade a uma profissão que implica maior ênfase no trabalho de equipa, ou a uma posição de liderança e chefia, ou, por exemplo, a um trabalho de menor exposição social;
  • a sua maturidade vocacional, no sentido de entender a consistência entre as suas escolhas e o modo como se perceciona.

Este processo é individual e tem a duração aproximada de 4 a 5 horas. É realizado por um Psicólogo que faz uma entrevista individual e aplica uma bateria de provas. Ao mesmo tempo, esclarece o jovem sobre as vias de qualificação, atividades e profissões do atual mundo laboral, orientando-o na sua pesquisa de oportunidades formativas.

No final é devolvido um relatório que descreve os dados obtidos da avaliação e sugere as áreas de estudos ou atividades profissionais que mais se adequam ao perfil individual encontrado.

Esta avaliação permite ao jovem, habitualmente no 9.º ou 12.º ano, conhecer as suas capacidades, melhor identificar os seus interesses e características de personalidade, apoiando-o na tomada de uma decisão mais realista e adaptada para o seu futuro.

Equipa

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Candidaturas à Bolsa Social

    Estimadas Famílias

    De 1 a 30 de julho pode candidatar-se ao apoio dos nossos serviços - consultas, avaliações e sessões de intervenção. 

  • Ciclo de Conferências Digitais CADIn

    O desafio é conhecido por todos: pais preocupados com a aprendizagem dos seus filhos à distância; profissionais assoberbados pelo teletrabalho acrescido da necessidade de, para além de pais, serem ainda professores auxiliares a tempo inteiro; crianças, adolescentes e jovens aliciados pelas virtuais “maravilhas”; todos em busca de aprendizagem, equilíbrio e reinvenção.

    No CADIn, temos a ousadia de tentar ajudar da forma que sempre fizemos – com dedicação e reinvenção!