CADInterativo

 

Objetivo

Promover a utilização adequada das ferramentas tecnológicas e sensibilizar Crianças, Jovens, Pais e Professores para as potencialidades e perigos do uso das novas tecnologias.

Porquê intervir

Aqueles que nasceram na era digital conhecem um mundo onde estar ligado à tecnologia é um modo de vida. Ao contrário do que acontecia no passado, os jovens não precisam de sair de casa para comunicar entre si. Em alguns casos, contudo, este processo pode constituir-se como um obstáculo à socialização. O que constitui uma nova liberdade para muitos jovens, representa todo um novo conjunto de receios e desafios para os educadores. As novas tecnologias da comunicação vieram, assim, levantar questões e, eventualmente, gerar novos problemas. São exemplos destes as adições “sem substâncias”, a invasão ou perda de privacidade, o “cyberbullying”.

A facilidade de acesso e a privacidade na utilização são fatores facilitadores do uso por todos e de todas as idades. A falta de formação de pais e educadores é, contudo, fortemente limitadora da sua capacidade de intervenção. Verdade é que, para nos protegermos da “web” há que, inevitavelmente, saber usar a “web” de forma prevenida.

Como intervimos

  • Sensibilizando Pais e Professores para o que será uma potencial utilização desequilibrada e patológica da Internet e das Novas Tecnologias e formando Pais, Professores e Profissionais acerca das boas práticas de utilização da Internet e das Novas Tecnologias, do impacto que uma utilização desajustada pode causar no desenvolvimento de crianças, jovens e famílias.
  • Intervindo junto de crianças e jovens sinalizados pela utilização excessiva e/ou desadequada que fazem da Internet e das Novas Tecnologias;
  • Investigando a temática no contexto Português procurando melhor compreender o fenómeno da utilização da Internet e das Novas Tecnologias, o seu impacto e as estratégias de regulação e de resolução de utilizações desajustadas.

Resultados

I Seminário Residencial

Este Seminário Residencial, para formação em regime intensivo de um primeiro grupo de profissionais ligados à saúde e educação, teve lugar nos dias 9 e 10 de janeiro de 2013 na Casa de Saúde de Carnaxide.
O programa, desenhado em colaboração da Associação “Prevenir Riscos”, centrou-se sobre o impacto das Novas Tecnologias na saúde mental, formas de prevenção, principais características e métodos de intervenção.

I Simposium Internacional

O I Simposium Internacional “Web Prevention & Prevention Web”, organizado pelo CADIn no âmbito do projeto CADInterativo, teve lugar no dia 11 de janeiro de 2013 e apresentou-se como um grande fórum de partilha de conhecimentos, divulgação e sensibilização para todas as questões relacionadas com o mau uso e abuso das novas tecnologias da informação. De igual modo este simpósio realçou a forma como devem ser usadas as enormes potencialidades dessas mesmas tecnologias.

Rede Nacional de Formadores

Atendendo a que um objetivo importante do projeto CADInterativo é o de se constituir como uma fonte de informação e formação sólida e credível de forma a que os Pais e Professores adquiram competências de prevenção e sinalização de comportamentos online desequilibrados, ir ao seu encontro é de extrema importância. Por forma a que estas ações de sensibilização e formação não ficassem circunscritas à região geográfica do CADIn (Cascais/Lisboa), revelou-se pertinente a criação de uma Rede de profissionais que, estando alerta e interessados na temática, pudessem receber a devida formação para que possam, então, ser veículos de educação e promotores de debates e reflexão nas suas áreas geográficas.

Livro “Navegar com Segurança”

Este livro aborda os riscos da Internet e algumas particularidades das atividades online. Um conjunto de autores especializados explora os perigos da relação das crianças e dos jovens com a Internet e os desafios enfrentados pelas famílias para os educar para uma utilização prevenida e saudável das novas tecnologias. Coordenação: Carlos Nunes Filipe, Rosário Carmona e Costa, 165 págs.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • 17º ANIVERSÁRIO CADIn

    Celebramos hoje, dia 6 de janeiro, 17 anos de vida. Uma bonita história de sucesso que se mede pelas milhares de famílias que ao longo dos anos puderam encontrar no profissionalismo da vasta equipa do CADIn, as respostas que procuravam às suas preocupações. Uma história que nos dá força para continuar a escrever novos capítulos de êxito e a começar já este ano de 2020 com a realização do nosso Congresso Internacional sob o lema “Tecnologia e Inclusão: e-moção, e-ducação, e-volução”.

    BOM ANO!

  • Tecnologia e Inclusão: e-moção, e-ducação, e-volução

    IV Congresso Internacional CADIn | Lisboa

    19 a 21 de março de 2020