
Da investigação à prática pedagógica: abordagens de ensino inclusivas baseadas na evidência
FORMAÇÃO ONLINE | 25 FEVEREIRO 2023 | 10h – 13h
Inscrição | 30€
– Assim que submeter a sua inscrição, através do formulário em baixo, receberá uma resposta no seu e-mail com a confirmação e os dados para pagamento por transferência bancária.
– A inscrição só será válida após cobrança da mesma.
– O prazo de inscrição é até 72 horas antes da formação.
Formulário de Inscrição
Resumo
Respeitar as características e as necessidades individuais de cada aluno consiste num dos maiores desafios para os professores, tendo em conta a pluralidade e a diversidade de perfis dentro de uma sala de aula.
A investigação nas áreas da ciência cognitiva e das neurociências têm, contudo, vindo a demonstrar a eficácia de algumas abordagens de ensino que os professores podem utilizar para suportar e melhorar o desempenho académico de todos os alunos, incluindo (e sobretudo) daqueles que necessitam de um maior suporte.
Assim, nesta formação serão exploradas 5 técnicas de ensino inclusivo, partindo do seu enquadramento teórico até à concretização da sua implementação através de exemplos práticos e de ferramentas adequadas ao 1ºciclo.
Conteúdos
– o contributo da investigação nas áreas da ciência cognitiva e das neurociências para a educação;
– instrução explícita: no que consiste e como podemos aplicá-la na aprendizagem de diversas áreas do currículo;
– estratégias cognitivas e metacognitivas: importância da promoção de estratégias facilitadoras da autorregulação, da memorização e do desenvolvimento do pensamento metacognitivo; quais as técnicas de estudo mais eficazes.
– scaffolding ou técnica de andaimes: a ajuda e o apoio estruturado de que o aluno necessita para manter-se confiante no desenvolvimento de novas competências e na execução das tarefas de aprendizagem progressivamente mais complexas;
– trabalho em grupo: as mais-valias do trabalho em grupo e da aprendizagem cooperada na resposta do professor às diferentes necessidades dos alunos;
– recurso à tecnologia: como pode ser usada ao serviço do ensino e da aprendizagem; exemplos de ferramentas digitais dirigidas à aprendizagem de competências académicas e não-académicas e à comunicação.
Destinatários
– Professores do 1º ciclo e professores do ensino especial;
– Técnicos – psicólogos, psicomotricistas, terapeutas da fala, técnicos de educação especial e reabilitação, psicopedagogos.
Formadores
Sofia Garcia da Silva, técnica superior de educação especial e reabilitação.
Local | Plataforma Zoom (Acesso Gratuito)
– A formação será através da plataforma ZOOM, pelo que deverá tê-la instalada no seu dispositivo (computador, tablet ou telemóvel).
– Recomendamos a utilização de auscultadores.
– O link do Zoom para ingressar na formação será enviado 48horas antes.
Consulte aqui os nossos Termos de Utilização & Política de Privacidade