Grupos
O CADIn tem vários programas de intervenção em grupo.
Mais Informações
Consulte aqui os nossos Termos de Utilização & Política de Privacidade
O CADIn tem vários programas de intervenção em grupo.
Consulte aqui os nossos Termos de Utilização & Política de Privacidade
Programa destina-se a crianças dos 6 aos 13 anos com Perturbações do Espetro do Autismo e outras Perturbações do Neurodesenvolvimento, com dificuldades na interação social e regulação emocional. Visa o desenvolvimento de competências como a empatia, autonomia, auto-estima e auto-conhecimento, reconhecimento, compreensão e regulação de emoções e resolução de conflitos.
O Programa consiste numa combinação de atividades de grupo, com orientação de duas monitoras, 2 horas por semana e realiza-se todas as 4ªs feiras das 17h às 19h, de Janeiro a Junho de 2021.
O programa Redes Ativas destina-se a jovens com dificuldades na socialização. É um espaço para experimentarem atividades lúdicas, desportivas e culturais em interação com a comunidade envolvente e reforçando o trabalho em equipa.
Este programa foi criado porque, na transição da adolescência para a vida adulta, os jovens com dificuldades de socialização têm as mesmas aspirações a “ser adulto”, mas carecem de ferramentas para conseguirem realizar atividades e cimentar relações fora do contexto familiar ou explorar autonomamente novas situações sociais, formativas, ocupacionais.
O programa decorre entre outubro e julho, aos sábados de manhã, em Cascais, com atividades pontuais na zona da grande Lisboa.
O projeto pretende aumentar a autonomia de jovens com dificuldades na socialização, nas seguintes áreas:
Treino simulado de competências sociais e de autonomia – uma atividade/mês com o objetivo de promover estas competências e melhorar a capacidade para se relacionar com os outros e para cuidar de si próprio.
Desporto e lazer – uma atividades/mês com o objetivo de explorar interesses na área da atividade física, manter um estilo de vida saudável e desenvolver a cooperação e capacidade de trabalho em equipa.
Dinâmicas de grupo – uma atividades/mês com o objetivo de promover as competências sociais através do jogo, do movimento e da cooperação.
Atividades na comunidade – uma atividade/mês com o objetivo de aprofundar as relações dos membros do grupo fora do contexto formal de aprendizagem, treinar competências de autonomia na utilização de recursos comunitários (transportes e serviços públicos) e promover atividades de lazer fora de casa. Estas atividades podem incluir a colaboração com instituições de solidariedade social em regime de voluntariado, com o objetivo de promover o contato com ambientes, tarefas e ferramentas profissionais, explorar interesses ocupacionais e incentivar a responsabilidade social
Os pais dos participantes em edições anteriores do programa explicam as mudanças que viram nos seus filhos.
“Notámos, ao longo deste ano, uma maior autonomia do A e sobretudo uma vontade de participar mais em “eventos sociais” como foi, por exemplo, o jantar e festa da sua turma, o que o A anteriormente não tinha grande vontade de fazer. Sentimos também no A uma maior alegria na vida e em apreciar as relações sociais inerentes à vida.”
“A participação da B foi muito importante para o desenvolvimento social e afetivo dela. Houve resultados indiretos da participação no projeto, mas que não se teria verificado se ela não tivesse integrado o grupo.”
“A sua autonomia e a sua autoestima têm vindo a “subir” de uma forma bastante positiva. O sair com os amigos, querer ir a uma atividade com “prazer” é sem dúvida um dos grandes objetivos melhorados.”
“No cômputo geral, tanto nós como o T, pelo feedback que nos dá após cada sessão, estamos satisfeitos com a evolução e o progresso do T. Nomeadamente: (…) começou a sair sistematicamente com alguns colegas do CADIn e mesmo com colegas da escola. Tornou-se autónomo nos transportes, marcou jantares com os colegas e regressou diversas vezes sozinho, tarde a casa. (Não fazia antes)”