CONSULTA DE DESENVOLVIMENTO

 

Nos primeiros anos, os bebés e as crianças têm um período de desenvolvimento como em nenhuma outra fase da vida.
Os processos intrínsecos de especialização e maturação cerebral harmonizam-se com as experiências precoces e assim marcam como cada criança reage e responde ao mundo.

Esta forma de funcionamento, única em cada bebé e em cada criança, está presente nas relações que estabelece, no seu comportamento e na aquisição, que é complexa, das competências dos diferentes domínios do desenvolvimento.
No seu percurso, os bebés e as crianças podem sofrer uma perturbação deste processo de aquisição de competências ou da sua progressão.
Noutros casos, a presença de fatores de risco para o desenvolvimento dos bebés e das crianças como é, por exemplo, a prematuridade, bem como a co-existência de doenças neurológicas, psiquiátricas e outras condições médicas já previamente conhecidas podem interferir na trajetória de cada um.
A possibilidade de identificar e intervir precocemente, numa unidade especializada, melhora significativamente o prognóstico destas perturbações.
Assim, na Consulta de Desenvolvimento, procuramos compreender os bebés e as crianças na forma como funcionam, identificar os processos que modulam o seu desenvolvimento e que o podem afetar e promover a intervenção terapêutica precoce.

A Consulta de Desenvolvimento atende bebés e crianças em que são notadas preocupações quanto ao desenvolvimento ou que apresentem fatores de risco para o desenvolvimento.

São observados bebés e crianças com sintomas que, por serem frequentes, influenciam a participação da criança em atividades ou rotinas expectáveis para as etapas de desenvolvimento; podem restringir a participação da família em rotinas ou atividades diárias; limitar a capacidade da criança para aprender e desenvolver novas competências em diferentes contextos, como a escola.

A perturbação do espetro do autismo e a perturbação do espetro do autismo atípica precoce, a perturbação de hiperatividade e défice de atenção e a perturbação de irrequietude na primeira infância, o atraso global de desenvolvimento, a perturbação do desenvolvimento da linguagem e a perturbação do desenvolvimento de coordenação são algumas das perturbações do neurodesenvolvimento (em referência à classificação DC 0-5) mais frequentemente avaliadas nas Consultas de Desenvolvimento.

 

Cristina Martins Halpern - Neuropediatra 

CADIn - Neurodesenvolvimento e Inclusão