Newsletter CADIn | Edição Especial | III Congresso Internacional

Leia aqui notícias e testemunhos relacionados com este evento.

 CabecalhoNW28

A newsletter nº 28 é dedicada ao III Congresso Internacional do CADIn, que decorreu entre os dias 20 e 22 de outubro, no ISCTE IUL, em Lisboa e contou com mais de 400 participantes.

Dedicado ao tema "Aprendizagem, Comportamento, Emoções... Em Tempos de Mudança", o Congresso foi o ponto alto das atividades do CADIn neste ano e, agora que terminou, fica o sentimento de missão cumprida. A organização do evento, a atualidade das comunicações e qualidade dos oradores foram louvados pelos participantes. A presença e palavras de Sua Excelência o Presidente da República deixaram toda a Equipa emocionada e orgulhosa.

Os três dias de Congresso foram antecedidos de um ano de intenso trabalho de preparação, em que cada um deu um pouco mais de si e todos juntos coordenaram esforços. Nesta caminhada contámos também com vários parceiros que, generosamente, nos ofereceram tempo, trabalho e apoios, e a quem aproveitamos para deixar um agradecimento especial.

A todos os que contribuíram para tornar este evento tão especial - participantes, oradores, voluntários, expositores, patrocinadores e organização, deixamos o nosso muito obrigado!


Sessão Solene de Abertura

Duarte Vasconcelos, Presidente do Concelho de Administração do CADIn, no seu discurso, deu as boas vindas aos presentes, reconhecendo em todos "o mesmo objetivo, as mesmas preocupações, o mesmo gosto e interesse em querer melhor entender, contribuir e aprender a ajudar a integrar os seus concidadãos que apresentam perturbações de desenvolvimento".

 DPV

No seu discurso, o Presidente da República louvou o trabalho realizado pela equipa do CADIn e enalteceu a iniciativa de realização do Congresso e o tema escolhido - "Aprendizagem, Comportamento e Emoções, em Tempos de Mudança", recordando os estudantes que leccionou enquanto Professor Universitário.

 


Programa Científico

O programa científico do Congresso foi preparado ao longo de quase um ano. Identificámos os temas mais pertinentes e actuais, convidámos os oradores que mais queríamos ouvir, para oferecer um programa que fosse ao encontro das expectativas de uma audiência diversificada de educadores, terapeutas, profissionais de saúde e cuidadores.

No dia 20, realizaram-se 12 workshops dedicados às mais diversas áreas de interveção, da neuromodelação não invasiva, à intervenção precoce no autismo e que contaram com mais de 200 inscrições.

Nos dias 21 e 22, 350 participantes assistiram a mais de 20 sessões, entre conferências plenárias e paralelas, painés de debate, apresentação de programas de intervenção e poster walks e comunicações livres. Bernardo Barahona Corrêa, diretor científico do CADIn, resume, em entrevista, a riqueza do programa.

 

 

Para rever o programa completo e resumos, clique nos links seguintes.

Workshops

Conferências

Comunicações Orais

Posters


Obrigado

O Congresso não seria possível sem os apoios, patrocínios, voluntariado, oferta de bens e serviços, palestrantes e participantes, a quem deixamos um agradecimento em vídeo.

 

 


Congresso nos Media

Saúde mental e desenvolvimento em congresso até domingo

"Um caso severo de autismo nunca é só isso"

"Ser desatento não é necessariamente ser hiperativo"

Serviços de saúde sem resposta para adultos autistas

Governo vai mudar regras no ensino especial