FORMAÇÃO ONLINE | 30 OUTUBRO 2021 | 10h - 13h 

Inscrição | 25€

- Assim que submeter a sua inscrição, através do formulário, receberá uma resposta no seu e-mail com a confirmação e os dados para pagamento por transferência bancária.
- A inscrição só será válida após cobrança da mesma.
- O prazo de inscrição é até 72 horas antes da formação.

Resumo

Considerando que a família é o núcleo fundamental da sociedade e que a parentalidade é uma função essencial para as nossas comunidades e para o seu futuro, torna-se particularmente importante ter em consideração as mudanças e novos desafios com os quais são hoje confrontadas as famílias: falta de tempo, distância geográfica, famílias reconstruídas, monoparentais, ausência de família alargada como modelo, referências diversas e globalizadas via internet e tantas outras. Mantém-se a pergunta: como podemos orientar melhor as famílias que procuram ajuda?

Tão ou mais importante do que intervir nos processos em que a saúde mental das crianças e jovens evidencia sofrimento, é a possibilidade de refletir e agir de modo preventivo no sentido de melhorar a vivência da parental idade ajudando a promover competências e praticas parentais que aumentem a probabilidade de os pais serem capazes de desenvolver comportamentos adaptativos nas crianças, bem como gerir os comportamentos desadaptativos.

Intervir na parentalidade implica assim:
- analisar os processos através dos quais a família - enquanto agente principal influencia o desenvolvimento cognitivo, afetivo e comportamental das crianças e jovens.
- ajudar a reformular a relação de forma concisa e orientada para o crescimento das crianças e jovens com uma atitude inclusiva, colaborativa, com maturidade, auto regulação e segurança emocional. 

Colaborar para Melhor Viver em Família!

Conteúdos

1 . Melhor parentalidade:
 - conceitos e objetivos
 - estilos e práticas parentais
 - a importância da aliança parental

2 . Os desafios de definir regras e limites 3 C’s:
 - ser coerente - os pais como modelo
 - ser consistente - os pais seguros
 - ser concreto - os pais objetivos

3 . Reformulação na interação familiar:
 - a importância das expectativas na relação familiar
 - atenção negativa ou atenção positiva
 - obediência ou cooperação
 - elogios ou reconhecimento
 - frustração ou autorregulação

Destinatários

Professores do 1º ao 12º anos ou de educação especial; psicólogos, psicomotricistas, terapeutas da fala, técnicos de educação especial e reabilitação, psicopedagogos.

Formadores

Ana Gabriela Silva, psicóloga clínica 

Local | Plataforma Zoom (Acesso Gratuito)

- A formação será através da plataforma ZOOM, pelo que deverá tê-la instalada no seu dispositivo (computador, tablet ou telemóvel).
- Recomendamos a utilização de auscultadores.
- O link do Zoom para ingressar na formação será enviado 48horas antes.