Terceira Idade
O aumento da esperança de vida teve como consequência um rápido crescimento de dependência física e psíquica na população geriátrica, associada a situações de doença que até há cerca de trinta anos ainda tinham pouca expressão. Por outro lado, tem-se verificado que nos idosos, as doenças são geralmente pouco valorizadas e evoluem de forma diversa com diferentes padrões de resposta, o que dificulta o diagnóstico.
Perante este cenário, e considerando que o envelhecimento é o principal fator de risco para a maior parte das doenças, alguns médicos desenvolveram competências, dentro da sua área de especialização, para prestarem cuidados às pessoas com idade mais avançada.
A constatação que as pessoas de idade avançada estão mais sujeitas a perturbações depressivas, alterações cognitivas e de comportamento, levou alguns psiquiatras a procurarem formação científica específica, de modo a reduzir o impacto destas doenças nas pessoas idosas e a apoiar os seus familiares, o que levou à criação da valência de Psiquiatria Geriátrica.
Para além das referidas situações a Psiquiatria Geriátrica dedica-se ainda ao acompanhamento clínico de social das alterações de Saúde Mental, que apareçam pela primeira vez, nas pessoas com mais de 65 anos.
Luiz Cortez Pinto
Consulte aqui os nossos Termos de Utilização & Política de Privacidade