Idade Escolar
O diagnóstico é feito por médicos especialistas que podem utilizar como meios complementares as avaliações realizadas por técnicos especializados. A avaliação é definida em função do perfil identificado pelo médico ou pela sinalização e encaminhamento de outros técnicos, da escola ou por iniciativa da família. Quando não existe uma indicação precisa do tipo de avaliação a realizar, os técnicos do CADIn falam previamente com a família para identificar quais as necessidades.
O processo de avaliação é complexo, completo e vai para além do diagnóstico, contribuindo para caraterizar as dificuldades e potencialidades da criança e definir a necessidade de uma intervenção.
Em cada avaliação é utilizado um conjunto de instrumentos formais e informais, podem passar pela aplicação de testes, preenchimento de formulários, entrevistas e a observação direta, envolvendo tanto a criança/jovem como a família e a escola.
A equipa multidisciplinar do CADIN, disponibiliza várias avaliações formais, feitas por um ou mais técnicos em função das áreas a avaliar. O processo de avaliação, bem como as áreas a avaliar, é inteiramente individualizado, personalizado e adaptado a cada criança de acordo com a idade, estadio de desenvolvimento, necessidade, utilidade e pertinência da mesma.
Todo o processo, tanto de avaliação como de intervenção, é da responsabilidade da equipa técnica com a orientação e parecer do médico responsável.
Para a idade escolar, a equipa multidisciplinar do CADIN, disponibiliza avaliação e intervenção nas seguintes áreas:
Neuropsicologia – Avaliação e Intervenção
Orientação escolar e profissional
Psicomotricidade – Avaliação e Intervenção
Psicologia – Avaliação e Intervenção
Psicopedagógica – Avaliação e Intervenção
Terapia Ocupacional – Avaliação e Intervenção
Terapia da Fala – Avaliação e Intervenção
Consulte aqui os nossos Termos de Utilização & Política de Privacidade