Idade Pré-Escolar

Idade Pré-Escolar

O diagnóstico é feito por médicos especialistas que podem utilizar como meios complementares as avaliações realizadas por técnicos especializados. A avaliação é definida em função do perfil identificado pelo médico ou pela sinalização e encaminhamento de outros técnicos, da escola ou por iniciativa da família. Quando não existe uma indicação precisa do tipo de avaliação a realizar, os técnicos do CADIn falam previamente com a família para identificar quais as necessidades.
O processo de avaliação é complexo, completo e vai para além do diagnóstico, contribuindo para caraterizar as dificuldades e potencialidades da criança e definir a necessidade de uma intervenção.
Em cada avaliação é utilizado um conjunto de instrumentos formais e informais, podem passar pela aplicação de testes, preenchimento de formulários, entrevistas e a observação direta, envolvendo tanto a criança/jovem como a família e a escola.

Para a primeira infância, a equipa multidisciplinar do CADIN, disponibiliza várias avaliações formais, feitas por um ou mais técnicos em função das áreas a avaliar. O processo de avaliação, bem como as áreas a avaliar, é inteiramente individualizado, personalizado e adaptado a cada criança de acordo com a idade, estadio de desenvolvimento, necessidade, utilidade e pertinência da mesma.

Todo o processo, tanto de avaliação como de intervenção, é da responsabilidade da equipa técnica com a orientação e parecer do médico responsável.

Com a supervisão do diretor clínico, a equipa multidisciplinar de intervenção precoce intervém nas Perturbações da Relação e da Comunicação (Perturbações do Espectro do Autismo) seguindo a metodologia do Modelo DIR – Floortime.

Para a primeira infância, a equipa multidisciplinar do CADIN, disponibiliza avaliação e intervenção nas seguintes áreas:

– Perturbação da Relação e da Comunicação – programa CADIR ( ver detalhes ) e avaliação ( ver detalhes )

– Psicomotricidade ( ver detalhes )

– Psicologia – acompanhamento ( ver detalhes ) e avaliação ( ver detalhes )

– Terapia Ocupacional – integração sensorial ( ver detalhes )

– Educação especial e reabilitação – estimulação/promoção do desenvolvimento global ( ver detalhes ) e avaliação do desenvolvimento global

– Terapia da Fala – avaliação ( ver detalhes ) e promoção da comunicação, intervenção na linguagem, estimulação e promoção de competências linguísticas e de fala ( ver detalhes )

– Dificuldades na alimentação – amamentação, deglutição, mastigação ( ver detalhes )

– Treino de competências sociais ( ver detalhes )

– Desenvolvimento de competências pré-académicas ( ver detalhes )

– Treino Parental ( ver detalhes )

Consulte aqui os nossos Termos de Utilização & Política de Privacidade