
HISTÓRIA | FRANCISCO
No 3º ano de escolaridade, o Francisco tinha negativas a tudo, exceto matemática. Estava desmotivado, até porque o professor muitas vezes apontava as suas dificuldades diante da turma.
Através de uma avaliação psicopedagógica, foi possível perceber que as dificuldades de aprendizagem do Francisco estavam relacionadas com dislexia e défice de atenção. Os técnicos do CADIn aconselharam a família a aceitar a retenção e pedir a mudança de escola, onde pudesse construir uma relação mais positiva com professor e colegas.
Em casa, propuseram uma mudança na organização familiar. A guarda partilhada em dias alternados, passou a semanas alternadas, permitindo estruturar rotinas mais consistentes.
No ano letivo seguinte, numa nova escola, foi enquadrado como aluno com Necessidades Educativas Especiais, passando a ter direito a alguns ajustes na avaliação. Iniciou também uma intervenção no CADIn, para trabalhar as competências da leitura e escrita.
Este esforço conjunto – da família, da escola, dos técnicos do CADIn e do Francisco – já deu resultados. Está no 4º ano com “Bom” a todas as disciplinas.
Consulte aqui os nossos Termos de Utilização & Política de Privacidade