Intervenção Social – Emprego Apoiado

Emprego Apoiado

Promover a integração de pessoas com deficiências e incapacidades no mercado de trabalho.

As pessoas com deficiências e incapacidades experimentam grandes dificuldades no acesso ao emprego. Embora na legislação esteja consagrado o direito à igualdade de oportunidades e existam medidas de apoio ao emprego específicas para esta população, estima-se que tenham duas vezes maior probabilidade estar inativos do que a população sem deficiência.

Segundo dados europeus sobre emprego na área da deficiência, a pessoa com deficiência psíquica/cognitiva revelada em problemas comportamentais e relacionais são as mais excluídas na reinserção profissional.

Acreditamos que para ser sustentável, o emprego não pode ser apenas um ato de solidariedade social, por isso intervimos em duas frentes:

  • Preparação dos jovens adultos com deficiências e incapacidades para responder às necessidades do mercado de trabalho, tanto através do encaminhamento e apoio na prossecução de formação, como através da capacitação em soft skills.
  • Preparação de empregadores e equipas de trabalho para melhor responder a desafios da inclusão de pessoas com deficiências e incapacidades, através de formação e acompanhamento no posto de trabalho.

Este esforço é traduzido, na prática, na realização das seguintes atividades:

Programa de transição para a vida ativa

Destinado a jovens com dificuldades ao nível da comunicação, interação social e adaptabilidade visa aumentar a empregabilidade e melhorar a qualidade de vida dos beneficiários e respetivas famílias.

Sensibilização de empregadores

Realização de sessões informativas e reuniões para sensibilizar empregadores para as características/qualidades das pessoas com deficiências e incapacidades.

Intervenção na integração no mercado de trabalho

Acompanhamento do processo de seleção e integração em posto de trabalho, apoiando tanto o trabalhador como o empregador e equipa de acolhimento.

  • Com os jovens com deficiências e incapacidades:
    • formação sobre comportamentos e atitudes para o trabalho;
    • preparação para entrevista;
    • acompanhamento no posto de trabalho com visitas regulares.
  • Com as empresas:
    • apoio no recrutamento de colaboradores com deficiência ou incapacidade que reúnam os requisitos necessários ao desempenho do cargo;
    • formação sobre a inclusão no trabalho a colaboradores;
    • designação de um tutor.

Ao longo dos seus dezassete anos de trabalho nesta área, o CADIn tem vindo ajudar jovens e empresas de acolhimento no processo de integração laboral. Formámos dezenas de jovens em competências e atitudes profissionais, orientámos dezenas de jovens para formações qualificantes e para programas de voluntariado que contribuem para a sua empregabilidade e envolvemos centenas de colaboradores de empresas em formações sobre a inclusão de pessoas com deficiências e incapacidades.

Consulte aqui os nossos Termos de Utilização & Política de Privacidade